9 de setembro de 2017

20 POLICIAIS MILITARES PEDIRAM DESLIGAMENTO DO CURSO DOS "CAVEIRAS" NO CEARÁ; RESTAM 24 ALUNOS


Logo no primeiro dia do curso, cinco policiais pediram para sair do Coesp

Após uma semana do Curso de Operações Especiais (Coesp), que começou com 68 policiais militares, 20 profissionais pediram desligamento e restaram apenas 24. O curso começou no dia 1º de setembro. As informações são do coordenador do curso e comandante do Policiamento Especializado, coronel Aginaldo de Oliveira.
Segundo o coronel Aginaldo, o exame começou com 68 inscritos e apenas 44 passaram no exame de seleção, sendo 38 do Ceará e seis de outros estados (três do Amazonas e três do Mato Grosso). Pediram desligamento um policial do Mato Grosso e 19 do Ceará. Logo no primeiro dia do curso, pediram desligamento cinco alunos.
Os militares estão confinados em um campo de treinamento que funciona em uma fazenda no município de Palmácia, a 73 quilômetros de Fortaleza. "Eles estão no campo de treinamento, estão isolados. Lá eles aprendem noções de nós e amarrações, manutenção de armamento, natação utilitária, essa última muita gente sai, pois é um treinamento puxado. Eles entram na água com todo o equipamento, como mochila, farda e tem que se manter dentro da água com todo o equipamento. Só nessa fase saíram oito", explica o coordenador.



Ainda na fazenda, os alunos têm instruções de Controle de Distúrbios Civis e também de operações com munições químicas. Conforme o comandante do BPE, quando retornarem à Fortaleza, os PMs iniciam o curso de cinotecnia, que é de adestramento com cães, regimento de Polícia Montada e seguem para o salvamento aquático e salvamento de altura, no Corpo de Bombeiros.
No decorrer do mês e até o fim de outubro, eles ainda terão aulas de ações antibombas, com o esquadrão antibombas do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate). Já durante o mês no novembro começam as viagens. O curso tem duração de 16 semanas.

Viagens


O Coesp finaliza no começo de janeiro. Durante o mês de novembro, o curso acontece fora do Estado. O primeiro lugar a ser visitado é Belém, no Pará, na base dos fuzileiros navais, em seguida Goiás, para o Batalhão de Operações Especiais da Polícia Militar de Goiás. Ainda em Goiás haverá visita ao Batalhão de Forças Especiais do Exército Brasileiro, onde os alunos devem conhecer a atuação das operações especiais dos exércitos. Saindo de Goiás, os alunos seguem para o Rio de Janeiro e vão conhecer o Batalhão de Operações Especiais (Bope). 

Os alunos devem passar uma semana com os caveiras do Rio de Janeiro em treinamento de operações em áreas de alto risco. Por último, a viagem para Recife, onde conhecerão a Companhia Independente de Operações e Sobrevivência em Área de Caatinga (Ciosac). Equipes com instrutores de outros estados também visitarão o Ceará. No curso de 1996 entraram 50 alunos e terminaram 14. Já o curso que começa nesta sexta-feira, 1º, começa com 12 oficiais e 32 praças, entre os oficiais existem profissionais do Amazonas e Mato Grosso.  

Fonte: O Povo

9 comentários:

Anônimo disse...

Pra que serve essa preparação? Pra participar de guerra? O país não está em guerra. Polícia pra quem? Militarismo pra quem? Educação?? Ah essa serviria para todos.

Anônimo disse...

Esse Zé Ruela do comentário acima vive e mora aonde? É um tremendo de um Zé Ruela mesmo!!!

Anônimo disse...

Pois quando tu for assaltado macho,ou mesmo precisar da polícia aí tu pergunta p ti mesmo:"polícia pra quê"?

Anônimo disse...

Vibro e sou a favor de um bom curso. Agora essas loucuras não passam de bobagens.

Anônimo disse...

Espero que nunca precise das forças de segurança, o que é pouco provável, pois até quando vc for pro saco vai ter polícia forense, IML, mas quando precisar chama teu vizinho. Claro que a Educação é fator fundamental para o Brasil, mas a matéria fala de feijão e v. Tá fala do de arroz.

Anônimo disse...

Espero que nunca precise das forças de segurança, o que é pouco provável, pois até quando vc for pro saco vai ter polícia forense, IML, mas quando precisar chama teu vizinho. Claro que a Educação é fator fundamental para o Brasil, mas a matéria fala de feijão e vc tá falando de arroz.

Anônimo disse...

Até que fim um curso de moral na Pm-ce, já estava passando da hora,agora quero ver vagabundo reagir contra esses guerreiros, até mesmo pq o que está acontecendo atualmente é inaceitável policial perdendo a vida para bandidinho que não sabe nem empunhar uma arma direito, esse cenário tem que mudar, inclusive o curso de formação da polícia militar tem que ser mais rigoroso não adianta quantidade e sim qualidade a peneira tem que ser feita no curso,só a dor gera compreensão e em relação aos guerreiros do curso para os que chegarem até lá, terão uma grande oportunidade de assimilar uma vasta gama de conhecimentos que os FUZILEIROS NAVAIS possuem falo isso com autoridade no assunto, justamente por ser um deles, e por fim deixo meu caloroso abraço aos meus amigos e conterrâneos policiais militares do ceará, #forca aos que estão no curso afinal caveira é caveira, ADSUMUS!!!

Anônimo disse...

Eu queria ter a hora de participar tbem, sei q é muito difícil chegar até o fim, mas faria o possível é até o impossível pra chegar lá... Representar meu Ceará, q hj em dia tá precisando de Muita segurança especializadas......

Anônimo disse...

Tá parecendo o treinamento do Seals da Marinha Americana, mas lá a taxa de desistência é de 80 a 85%. É, não é pra qualquer um.