14 de junho de 2017

PM'S DO BATALHÃO DE CHOQUE INVADE A CPPL 2 E CONTROLA O PRESÍDIO APÓS 18 HORAS DE REBELIÃO


Várias celas foram destruídas com o incêndio provocado criminosamente pelos amotinados

Após 18 horas de tensão e destruição, a situação na Casa de Privação Provisória da Liberdade Professor Clodoaldo Pinto, a CPPL 2,  unidade que integra o Complexo Penitenciário de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza,  foi controlada pela Polícia Militar. A rebelião iniciada na tarde desta terça-feira chegou ao fim com a entrada no local de aproximadamente 60 homens do Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque). 
A rebelião teria sido motivada pela informação de que alguns presos daquela unidade estariam numa lista de transferências para outros presídios na Grande Fortaleza. Na CPPL 2 estão isolados bandidos que seriam integrantes da facção criminosa Guardiões do Estado (GDE), além de outros que não pertencem a nenhum grupo organizados e são conhecidos portanto como membros da “Massa”. 
De acordo com o comandante do BPChoque, tenente-coronel PM Henrique Bezerra, cerca de 60 homens do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), do Comando Tático Motorizado (Cotam), da Companhia de Controle de Distúrbios Civis (CDC) e do Canil, entraram no presídio e colocaram os presos de volta às celas. Os detentos haviam quebrado grades dos xadrezes e dos corredores e Vivências durante a madrugada passada.


Retorno às celas

A Polícia informou, ainda, que não houve feridos nem mortos durante o incidente. “Estamos esperando apenas o conserto de algumas grades para colocarmos todos novamente em todas as celas”, explicou o oficial.
Ainda pela manhã era possível observar colunas de fumaça saindo do presídio, em virtude dos incêndios nas celas, provocados pela queima de colchões, roupas e objetos dos próprios detentos. A Polícia também relatou que não houve nenhuma fuga. 

A Secretaria da Justiça e da Cidadania ainda não se manifestou sobre o caso.

Fonte: Fernando Ribeiro

Nenhum comentário: