30 de abril de 2016

AGENTES PENITENCIÁRIOS ENCONTRAM BURACO EM CELA DE PRESÍDIO NO CEARÁ

De acordo com a Sejus, tambores escondiam a água e a terra. O local foi isolado e os presos remanejados para outros pavilhões.

Agentes penitenciários encontraram na noite desta sexta-feira (29) um buraco feito por presos do Centro de Triagem da Unidade Prisional Adalberto Barros de Oliveira Leal, antiga CPPL do Carrapicho, Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza.
De acordo com a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), foi encontrado um buraco que estava sendo cavado dentro do banheiro de uma das celas.

De acordo com a Sejus, tambores escondiam a água e a terra. O local foi isolado e os presos remanejados para outros pavilhões do centro de triagem. Sejus reformou que o início do túnel não levava a lugar nenhum.

Fonte: G1Ce

GRANJA-CE: APÓS FINAL DE RELACIONAMENTO, AGRICULTOR É ENCONTRADO SEM VIDA DENTRO DE LAGOA NA ZONA RURAL.

A Polícia Militar registrou uma morte por afogamento durante a tarde de sexta-feira, 29, na Lagoa do Jacurutu, localizada na zona rural do município de Granja. Conforme informações repassadas pela polícia ao blog Camocim Polícia 24h, a vítima foi o agricultor Adailton Alves de Sousa, 37 anos, natural de Granja e residente na localidade de Canto dos Tucuns.
Os policiais foram informados que a vítima havia terminado um relacionamento amoroso recentemente e depois disso teria se dedicado a bebedeira. Familiares sempre o alertavam e pediam que ele se recuperasse, que iniciasse uma nova vida.
Já durante a manhã de sexta-feira, 29, por volta das 09h00, a vítima foi vista sozinha na beira da lagoa citada e após esse horário não foi mais vista por ninguém e nem retornou para sua residência.
Familiares e amigos, cientes do seu estado de sofrimento, passaram a se preocupar e então se mobilizaram e passaram a procura-lo. Já por volta das 15h00, o corpo da vítima já sem vida foi encontrado às margens da Lagoa do Jacurutu. A polícia foi informada e enviou uma equipe para a localidade para resguardar o local do sinistro. A Pefoce compareceu ao local e após os serviços de praxe conduziu o corpo do agricultor para o IML de Sobral.

Camocim Polícia 24h      

LÍDER DE REBELIÃO EM PRESÍDIO CEARENSE É TRANSFERIDO PARA PRESÍDIO FEDERAL.

José Glauberto Teixeira, o 'Gleissin'
Um detento apontado pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus) como um dos líderes da rebelião ocorrida na Unidade Prisional Agente Luciano Andrade Lima, antiga CPPL I, no último dia 14 de abril, foi transferido, na madrugada de ontem, para a Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná. José Glauberto Teixeira do Nascimento, o 'Gleissim' ou 'Empresário', responde pelos crimes de roubo, homicídio, sequestro, tráfico de drogas, uso de documento falso e associação criminosa.
Ainda segundo a Sejus, ele é tido como um interno com "elevado grau de liderança e articulação dentro das unidades" e teria sido transferido por conta das suspeitas de que estaria incitando tumultos. O histórico de 'Gleissim' demonstra que ele é altamente perigoso e já conseguiu escapar duas vezes de penitenciárias do Ceará.
Quando prendeu 'Gleissim', em 2012, durante uma investigação da Divisão Anti-Sequestro (DAS), o delegado Rommel Kerth, diretor do Departamento de Polícia Especializada (DPE), declarou que ele foi acadêmico do curso de Direito e teria entrado no crime no ano de 2008, depois que seu cunhado foi assassinado em Quixeramobim. Para vingar o assassinato, teria patrocinado e participado de uma chacina.
Rommel Kerth capturou José Glauberto, em setembro de 2012, quando ele foi acusado de ser o negociador do sequestro de um empresário, ocorrido em julho do mesmo ano. A vítima foi arrebatada do próprio estabelecimento comercial, no bairro Papicu. Na época, o então diretor da DAS disse que 'Gleissim' "é um bandido extremamente perigoso que, além de grande poder com as palavras, tem disposição para pegar em armas e praticar crimes violentos".

29 de abril de 2016

PRESO DAR CUSPARADA EM REPÓRTER E VEJA O QUE ACONTECE!


Camocim Polícia 24h

QUADRILHA ATACA CARRO-FORTE E FOGE LEVANDO DINHEIRO EM IBARETAMA


Esse foi o primeiro ataque a carro-forte registrado no Ceará, em 2016. No ano passado, foram cinco ataques do tipo no Estado

Um grupo fortemente armado com fuzis atacou e explodiu um carro-forte, na manhã desta sexta-feira, 29, na localidade de Triunfo, em Ibaretama, a 134 km de Fortaleza. Os suspeitos ainda trocaram tiros com a Polícia Militar e fugiram em direção ao município de Ocara. Ninguém ficou ferido.
O ataque foi registrado às 10h15min, quando os suspeitos renderam o motorista do carro-forte. Eles estavam em um Siena prata, explodiram o cofre e conseguiram levar alguma quantia não informada, conforme dados repassados pela PM de Ibaratema.
"Quando o motorista parou o carro, eles foram para cima. As viaturas da PM chegaram e eles começaram a atirar", detalhou a inspetora Francilene Sabino. Os destacamentos da PM dos municípios vizinhos, como Quixadá e Ocara, também foram acionados para reforçar a busca pelos suspeitos.
O ataque ocorreu próximo à BR-116, e o carro-forte fazia o trajeto Fortaleza-Ibaretama. O caso será investigado pela delegacia de Ibaretama e pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), que está enviando equipes para o local.
“Temos informações de que era um carro da empresa Prossegur, mas não temos quantias. As informações ainda são preliminares”, disse o titular da DRF, delegado Raphael Vilarinho. Ele afirmou que o ataque contou com a participação de aproximadamente oito homens.


Ataques

Esse foi o primeiro ataque a carro-forte registrado no Ceará, em 2016. No ano passado, foram cinco ataques a carros-forte no Estado, segundo levantamento do Sindicato dos Bancários do Ceará.

O caso mais emblemático foi no dia 28 de outubro, quando policiais civis foram baleados em troca de tiros. Na época, as investigações do Departamento de Inteligência (DIP) da Polícia Civil apontaram que o ataque teria participação de uma quadrilha de empresários, denominada Quadrilha dos Pipocas.

Fonte: G1Ce

EM CHAVAL, POLÍCIA MILITAR PRENDE DONO DE CIRCO SOB A ACUSAÇÃO DE FURTO DE ENERGIA ELÉTRICA.

O representante de um circo que está instalado na cidade de Chaval foi preso por policiais militares durante o início da tarde de quinta-feira, 28, sob a acusação de furto de energia elétrica.
Funcionários da Coelce se deslocaram até o destacamento policial de Chaval e relataram que haviam detectado furto de energia por parte de um circo que está instalado na Praça do Porto do Mosquito, cidade de Chaval.
Mediante a denúncia, os policiais saíram em companhia dos funcionários da Coelce e no local citado constataram a veracidade da denúncia. Lá havia um cabo de energia elétrica que ligava de forma direta as instalações do circo a um poste de energia. O representante do circo, um homem identificado como Ivanildo, foi conduzido  para  DPC de Chaval junto com os funcionários da Coelce e lá foi repassado todas as informações a cerca da ocorrência para o delegado municipal, o qual analisou minuciosamente o caso e resolveu autuar em flagrante o representante do circo em crime previsto no artigo 155 do CPB, furto, e só não ficou preso devido ter pago a fiança arbitrada pelo delegado.

ATENÇÃO! A POLÍCIA CIVIL ALERTA SOBRE UM SUPOSTO ESTELIONATÁRIO AGINDO NA REGIÃO DE GRANJA.

Suspeito
O blog Camocim Polícia 24h foi informado sobre um suposto estelionatário que estaria agindo na região de Granja, sede do município e zona rural. O suspeito seria um homem identificado como Ercos Magalhães Marques.
Conforme informações nos repassadas por um policial civil, o suposto estelionatário se apresenta como vendedor de consórcio da Chevrolet dizendo que, devido a crise, o pátio da montadora está lotado e que com poucos dias a pessoa que se consorciar com ele, irá receber o veículo.
O suspeito se apresenta com nomes diferente, anda com uma farda do consórcio Chevrolet e com umas pasta onde tem formulários de contratos. Normalmente recebe uma entrada em dinheiro, em média de R$ 520,00, mas também pede para o cliente (vítima) fazer depósito numa conta que segundo a polícia, estaria no nome de uma mulher.
Ainda conforme informações nos repassadas pelo policial civil, o suspeito já teria sido preso no Estado de Santa Catarina por crime semelhante. Ele já teria morado em várias cidades no Ceará e recentemente estava residindo no distrito de Parazinho/Granja, local onde teria feito algumas vítimas. O indivíduo costuma ludibriar pequenos comerciantes e sempre fica com as cópias de seus documentos. 
Segundo o Dr. Márcio Luiz, Delegado municipal de Granja, o homem está sendo procurado para prestar esclarecimentos por ser suspeito de está aplicando o golpe do consórcio.

Camocim Polícia 24h
Colaborou: Escrivão De Paula

CHAVAL-CE: APÓS ESPANCAMENTO DENTRO DE CELA, POLÍCIA MILITAR APREENDE DROGA, DINHEIRO E CELULAR NA CADEIA PÚBLICA

Detentos acusados da posse do objetos
Em virtude de um espancamento de um detento ocorrido durante a manhã de quinta-feira, 28, na cadeia pública de Chaval, o agente plantonista junto com os pm’s dessa cidade e com apoio dos policiais do destacamento de Barroquinha, resolveram realizar uma vistoria na cela onde houve o espancamento.
Com os detentos João Carlos de Sousa Barros, vulgo “Mamador”, e Daniel Alves Oliveira, vulgo “Risca Faca”, foram encontrados uma considerável quantidade de maconha, um aparelho celular e a quantidade de R$ 50,00.
Diante do flagrante os detentos foram conduzidos para a DPC de Chaval onde contra eles foi feito um TCO com base no artigo 28 da lei dos entorpecentes (consumo de drogas) e foram reconduzidos às celas da cadeia pública da cidade.

Material apreendido
Participaram da ocorrência: Subtenente Marcos, Sgt Santiago, Sgt C. Félix, Cb Clemente, Sds Targino, Freitas, Thaynan, Felipe Brito e Agente Givanildo Ferreira.

Camocim Polícia 24h

CHAVAL-CE: POLÍCIA MILITAR AGE RÁPIDO E EVITA MORTE DE DETENTO DENTRO DA CADEIA.

Durante a manhã de quinta-feira, 28, o agente penitenciário plantonista da cadeia pública de Chaval solicitou às pressas do efetivo de policiais militares do destacamento local para conter uma briga entre detentos daquela unidade.
Imediatamente os quatro pm’s de serviço compareceram ao local e junto com o agente plantonista analisaram o caso e resolveram pedir apoio ao destacamento policial de Barroquinha para tentar sanar o caso.
Com a chegada do reforço os policiais adentraram às celas e identificaram os brigões. Na realidade a ocorrência tratava-se de um espancamento a um preso e só não houve um assassinato nas dependências da cadeia devido a intervenção dos pm’s e do agente.
Não se sabe por qual motivo o detento Adriano Conceição da Silva foi violentamente espancado pelos companheiros de cela, sabe-se apenas que ele responde pena por ser acusado de crime de estupro.
A vítima foi socorrida ao hospital de Chaval, local onde recebeu atendimento médico e ficou por alguns momentos em observação médica, sendo liberado posteriormente. Quanto as agressores, eles foram identificados como:
  1. Adelino Nascimento Carvalho.
  2. Adriano de Sousa Lima
  3. Antonio Soares Pereira Filho
  4. Francisco Willame Zimmerle
  5. João Carlos de Sousa Barros
  6. Geovane Teles de Oliveira, vulgo “ Mamador”
  7. Ricardo Santos Oliveira, vulgo “Nego Drama”
  8. Daniel Alves Oliveira, vulgo “Risca Faca” 


Os acusados foram conduzidos para a DPC local onde todos foram enquadrados em crime de lesão corporal, artigo 129 do CPB.

Participaram da ocorrência: Subtenente Marcos, Sgt Santiago, Sgt C. Félix, Cb Clemente, Sds Targino, Freitas, Thaynan, Felipe Brito e Agente Givanildo Ferreira.

Camocim Polícia 24h

CONCURSO DA PM/CE 2016: JR CURSOS LANÇA “CURSO PREPARATÓRIO COM NOVAS DISCIPLINAS”

A instituição de ensino JR Cursos, em Camocim, lança o Curso Preparatório para o Concurso Público da PM/CE 2016. A instituição utiliza uma metodologia de ensino voltada exclusivamente para esse concurso, através da melhor equipe de professores de Camocim e com uma infraestrutura de qualidade, para melhor atender os alunos. O curso tem como objetivo orientar os candidatos sobre os conteúdos que serão cobrados no certame, bem como trabalhar a construção das respostas objetivas.
Serão abordadas as seguintes disciplinas: Português, Matemática, Raciocínio Lógico, Legislação Militar, Direito Constitucional e Informática. Serão ofertadas apenas 60 vagas, com inscrições gratuitas e abertas de 29 de Abril a 06 de Maio de 2016, com início previsto para o dia 09 de Maio de 2016. 
Para efetivar sua inscrição, o interessado deverá comparecer, das 8hs às 11hs, e das 14hs às 17hs ou 19hs às 22hs, na sede de JR Cursos, na Rua Alcindo Rocha, 526, Centro (Próximo à Rodoviária), munido da xerox e da seguinte documentação: RG, do CPF e de um comprovante de residência e 01 Foto 3 X 4. Maiores Informações: (88) 99468-7423 / Whatsapp (88) 99603-0614. Atendimento virtual: jrcursos@hotmail.com ou Facebook: JR Camocim.

Via Revista Camocim

28 de abril de 2016

BRIGADA MILITAR IRÁ CONDECORAR PMS QUE MATARAM BANDIDOS FORTEMENTE ARMADOS DURANTE TIROTEIO. VEJA VÍDEO DO CONFRONTO E FOTOS

Os quatro policiais que interceptaram o veículo em que criminosos tentavam fugir receberão medalhas pela ação
Os quatro policiais que enfrentaram e mataram membros de uma quadrilha armada com fuzil e pistolas na tarde da última sexta-feira, em frente ao Hospital Cristo Redentor, em Porto Alegre, terão sua atuação homenageada pela Brigada Militar (BM) na próxima semana. Eles serão incluídos na lista de agentes condecorados durante a Semana de Tiradentes, em cerimônia na Academia de Polícia Militar.
Conforme a assessoria de imprensa da BM, o evento, que ocorrerá na manhã de quinta-feira, concederá medalhas aos policiais cujas ações em prol da segurança foram consideradas atos de bravura. Está prevista a presença do governador José Ivo Sartori na cerimônia, segundo os assessores da Brigada. O Comando-Geral fará o anúncio da condecoração às 17h deste sábado, em entrevista à imprensa na sede da corporação, no centro de Porto Alegre.
Os quatro policiais que terão seus nomes adicionados à relação de homenageados estiveram envolvidos em um confronto que iniciou na Vila Jardim e terminou em frente ao hospital, na zona norte da Capital, com a morte de quatro criminosos e dois brigadianos feridos.
Segundo informações da BM, os PMs foram feridos ao abordar um veículo i30 prata e um Civic de cor escura na Vila Jardim. Quando os colegas levavam os policiais baleados ao hospital, encontraram novamente o i30 chegando ao Cristo Redentor. Foi então que ocorreu o segundo confronto, que só terminou após 25 segundos de troca intensa de tiros,

Dentro do carro, a polícia apreendeu quatro pistolas e um fuzil de uso restrito do Exército americano.

EM CAMOCIM, HOMEM É DETIDO APÓS AMEAÇAR ATEAR FOGO EM POSTO DE COMBUSTÍVEL.

Durante a madrugada desta quinta-feira, 28, um indivíduo enfurecido ameaçou atear fogo em uma das bombas de combustível do Posto Tijuca, localizado na saída da cidade de Camocim.
Conforme informações repassadas pela polícia ao blog Camocim Polícia 24h, um indivíduo se envolveu em uma briga num bar que fica ao lado do posto de combustível. Durante a briga o indivíduo teria sido agredido fisicamente por um caminhoneiro e como vingança ele teria pegado a bomba do posto e derramado gasolina no piso, ateando fogo em seguida. O fogo só não se alastrou porque o frentista fechou a saída de gasolina a tempo.
Policiais militares do Ronda e da Força Tática foram acionados para o local e começaram uma negociação com o homem. Para os pm’s ele teria dito que iria atear fogo no posto para que se alastrasse e atingisse o caminhão do homem que havia lhe agredido, era uma espécie de vingança.
O suspeito foi detido, porém, foi liberado em seguida, pois segundo nos repassou a polícia, o proprietário do posto não quis representar contra o mesmo, iria fazer apenas um BO na delegacia no dia seguinte.



Camocim Polícia 24h

EM CAMOCIM, ACIDENTE DE TRÂNSITO OCORRIDO NA RUA ANTONIO ZEFERINO VERAS PROVOCA GRANDE CONGESTIONAMENTO.

A vítima ficou estendida no asfalto esperando o socorro
Um acidente no trânsito ocorrido por volta das 11h00 desta quinta-feira, 28, deixou uma mulher com ferimentos leves na Rua Antonio Zeferino Veras, na entrada da Rua Bandeirantes. 
Conforme foi nos repassado pela polícia, uma mulher conduzia uma Honda Biz de cor lilás quando veio a cair no citado local. Rapidamente um aglomerado de curiosos tomaram parte da pista e ocasionou um grande congestionamento. Policiais militares chegaram ao local e começaram a organizar o trânsito. Em seguida Guardas municipais e Agentes da Sutran chegaram ao local e logo acionaram uma ambulância que esteve no local e socorreu a vítima ao HDMA. No hospital foi constatado apenas escoriações de natureza leve.
Vale ressaltar que a obra de alargamento que está sendo realizado na entrada da Rua Bandeirantes agravou o congestionamento.

SISTEMA PENITENCIÁRIO CEARENSE ENTRA EM COLAPSO E AGENTES ESTÃO AMEAÇADOS DE MORTE

“A situação é dramática, virou um caos”. A denúncia é do presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Estado do Ceará, Valdemiro  Barbosa, se referindo à  situação atual das unidades carcerárias cearenses, que abrigam cerca de 23 mil detentos em situação de risco pela superlotação, falta de segurança e higiene e domínio de organizações criminosas como o PCC e o Comando Vermelho.
Em  entrevista exclusiva e ao vivo no programa “Ceará News”, na Rede Plus FM,  ele revelou a forma como o Estado deixou o Sistema Penitenciário cearense, em completo estado de descontrole. Hoje, segundo ele, todas as Casas de Privação Provisória da Liberdade (as CPPLs), penitenciárias, presídios e 1339 cadeias públicas do Interior apresentam excedente de 100 por cento de internos.
A situação é caótica nas CPPLS. Exemplo disso é a de número quatro (CPPL 4), onde estão aproximadamente 2 mil presos, quando sua capacidade real de acomodação não passa de 950 detentos.  Já no recém criado Centro de Triagem Criminológica, instalado num dos pavilhões do Presídio do Carrapicho, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF),  estão amontoados nas celas cerca de 550 presos, num local onde só comporta 250.
Ele revela, ainda, que todas as cadeias públicas interioranas passam pela mesma situação de superlotação, insegurança e violência. Citou as de Juazeiro,Sobral, Canindé, Crateús e Quixadá. “A situação de abandono é tão grande que os agentes têm que tirar dinheiro do próprio bolso para comprar água para os presos senão a cadeia estoura (se rebela)”, denuncia.
Ameaças
O sindicalista afirma também que, por conta da situação dramática do Sistema Penal, diante da omissão do Governo do Estado através da Secretaria da Justiça e Cidadania (Sejus), os agentes penitenciários deixaram de ter o controle das “ruas” (galerias) onde estão dispostas as celas. “Eles sofrem ameaças dos presos. Estão jurados de morte e a secretária (Sejus) o que faz?! Apenas transfere-os para outra unidade do Sistema”, conclui.

Por Fernando Ribeiro via Ceará News 7

CHAVAL-CE: POLÍCIA MILITAR REALIZA VISTORIA NA CADEIA PÚBLICA DA CIDADE.

Policiais militares de Chaval e Barroquinha, junto com o agente penitenciário de plantão, realizaram uma vistoria nas celas da cadeia pública de Chaval durante a tarde de quarta-feira, 27. A vistoria foi motivada por denúncias anônimas dando conta da existência de aparelhos celulares no interior das celas.
Foram encontrados e apreendidos os seguintes materiais: uma trouxa de maconha, um aparelho de celular, duas tesouras, três cachimbos para uso de drogas, uma lamina, três carregadores para celulares, sete cossocos e uma barra de ferro.
O material foi aprendido pelo agente plantonista que irá comunicar o fato ao Juiz responsável pela cadeia para que seja tomadas as providências cabíveis.

Participaram da vistoria: Subtenente Marcos, Sgt Santiago, Sgt Félix, Cb Clemente, Sds Targino, Freitas, Thaynan, Felipe Brito e Agente Penitenciário Givanildo Ferreira.

Camocim Polícia 24h

MAIS UM CRIME DE HOMICÍDIO A BALA NA CIDADE DE COREAÚ. VEJA FOTOS


Infelizmente a cidade de Coreaú registrou  mais um homicídio durante a manhã desta quinta-feira, 28. As primeiras informações chegadas ao Camocim Polícia 24h é que durante esta manhã, policiais militares foram acionados para um achado de cadáver em uma estrada de terra localizada nas proximidades do “Loteamento Novo, em Coreaú. Ao chegarem ao local os pm’s identificaram o indivíduo como sendo o conhecido “Tegim”, apontado como o autor de uma série de furtos e assaltos nas redondezas. Ele foi executado a bala com pelo menos dois tiros na cabeça. Policiais militares e civis diligenciam pela cidade à procura dos autores do crime. Veja mais fotos abaixo:

UMBERTO MAGNANI, O PADRE DA NOVELA " VELHO CHICO", MORRE AOS 75 ANOS.

Na última segunda (25), ator teve um AVC durante as gravações da novela O Velho Chico e estava internado em hospital no Rio

O ator Umberto Magnani morreu, nesta quarta (27), aos 75 anos. Na última segunda (25), o ator passou mal e sofreu um AVC durante as gravações da novela Velho Chico.
Ele chegou a ser internado no Hospital Vitória, na Barra da Tijuca, onde passou por uma cirurgia no cérebro. O velório acontecerá no Teatro de Arena, em São Paulo. A data ainda não foi divulgada.
Na novela das 9 na Globo, Magnani interpretava um padre. A emissora havia informado na terça que um novo religioso será vivido pelo ator Carlos Vereza.

Magnani nasceu em Santa Cruz do Rio Pardo, no interior de São Paulo, em 1941. Começou sua carreira na televisão com a novela Mulheres de Areia, transmitida pela TV Tupi, em 1973. Na Globo, atuou em Caso Verdade (1982), Felicidade (1991), História de Amor (1996), Presença de Anita (2001), Cabloca (2004) e Páginas da Vida (2006).

Veja

GOVERNO DE PERNAMBUCO CEDE E POLÍCIA MILITAR NÃO FARÁ GREVE.

Categoria esteve reunida próximo ao Palácio do Campo das Princesas para definição de assembleia, que optou por não ter greve 
Os policiais e bombeiros militares de Pernambuco decidiram não decretar greve nesta quarta-feira (27). A decisão foi tomada em assembleia após duas longas rodadas de negociação com representantes do Governo do Estado.
A categoria aceitou a proposta do Governo, que vai conceder, a partir de junho, auxílio-uniforme no valor de R$ 750 e no vale transporte no valor R$ 400. "Não vai ter greve, não vai ter paralisação. A polícia continuará na rua", afirmou Alberisson Carlos, presidente da Sociedade de Cabos e Soldados de Pernambuco (ACS-PE).
A gratificação é não só para os ativos, mas para os inativos, ou seja, todos os integrantes da Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros. "Conseguimos sensibilizar o governo, nesse movimento de união. Ainda não é tudo o que precisamos e queremos, mas só o fato de mostrar que a gente pode discutir de maneira democrática e, ao final, o nosso parceiro que é sociedade é quem vai ganhar muito com a polícia trabalhando nas ruas e prendendo bandido", completou Alberisson.
De acordo com o deputado Joel da Harpa, a proposta aceita representa um ganho real de 20% para militares e bombeiros. “Nós queríamos 18% e conseguimos 20%. Esse é uma conquista para a categoria. O Governo também prometeu que vai retomar a negociação para o reajuste salarial a partir do próximo ano. Além disso, debater a mudança do código disciplinar, que hoje é algo fortemente arcaico e atrasado, e teremos a garantia na Assembleia Legislativa da mudança desse código”, explicou o deputado. Ele participou da reunião com o Governo, como um dos integrantes da comissão da categoria, e repassou toda a negociação para os policiais e bombeiros que aguardavam em frente ao Palácio.
Além das gratificações, o Governo se comprometeu em melhorar a estrutura e atendimento do Hospital da Polícia Militar e realizar concurso para o Corpo de Bombeiros, com abertura de 300 vagas.
POSICIONAMENTO DO GOVERNO - Em nota, o Governo de Pernambuco afirmou que "diante de um difícil cenário econômico, o Governo de Pernambuco está tentando manter o equilíbrio financeiro e, dentro das possibilidades, vem contemplando os pleitos dos servidores da melhor forma possível e mantém um diálogo permanente com todas as categorias". Confira os pontos acordados com a categoria abaixo:
  1. Pagamento de Auxílio para Aquisição de Uniforme no valor de R$ 750,00 anual para militares Praças e Oficiais ativos e da Guarda Patrimonial. (a partir de junho/2016);
  2. Pagamento de ajuda de Custo Transporte no valor de R$ 400,00 mensais para todos os Praças (ativos e inativos, a partir de junho/2016);
  3. Pagamento de Ajuda de Custo Transporte no valor de R$ 600,00 mensais para todos os Oficiais (ativos e inativos, a partir de junho/2016);
  4. Investimentos e regularização de débitos no SISMEPE (Sistema de Saúde dos Militares do Estado de Pernambuco);
  5. Abertura de Concurso Público para Oficiais (CFO) (60 PMs e 20 CBMs para o ano de 2017 e o mesmo quantitativo para o ano de 2018);
  6. Abertura Seleção Interna para o Curso de Formação de Oficiais da Administração (CFOA) no exercício de 2016;
  7. Abertura de Concurso Público para Soldados do CBM (300 soldados);
  8. Revisão do Código Disciplinar em 2016;
  9. Compromisso da não majoração da alíquota de FUNAFIN;
  10. Abertura de Curso de Habilitação de Cabos e Curso de Formação de Sargentos em 2016.
Fonte: NE 10

27 de abril de 2016

EM FORTALEZA, JUSTIÇA INTERDITA PENITENCIÁRIA COM 90% DE EXCEDENTE NO NÚMERO DE DETENTOS. A DE CAMOCIM EXCEDE EM QUASE 200%

Cadeia pública de Camocim
A petição da Defensoria Pública cita problemas graves da CPPL II, incluindo superlotação, condições de acomodações dos internos e deficiência na segurança

A Casa de Privação Provisória de Liberdade Professor Clodoaldo Pinho (CPPL II), localizada no Complexo Penitenciário de Itaitinga, foi interditada pelo Poder Judiciário, na última terça-feira (27). A decisão atendeu a um pedido da Defensoria Pública Geral do Estado, formulado no dia 18 de abril.
Na petição, a defensora pública Aline Solano Feitosa de Carvalho relatou os problemas da unidade, incluindo superlotação, condições de acomodação dos internos e deficiência na segurança que potencializariam riscos de rebelião e fuga.  Conforme dados deste mês do Sistema Penitenciário (Sispen), a CPPL II possui capacidade para 952 internos, mas tem 1.810, o que representa um excedente de 90,13%. 
 “Solicitamos informações à direção da CPPL II sobre as condições de limpeza, segurança e confecção de certidões carcerárias do local. Recebemos como resposta que existem apenas quatro funcionários para realizar a limpeza e prestar outros serviços como entrega de alimentos aos internos. Apenas 15 agentes penitenciários ficam em regime de plantão”, afirmou Aline Carvalho.
O juiz Cézar Belmino, corregedor de presídios da Comarca de Fortaleza, que concedeu a liminar favorável, proibiu por tempo indeterminado, o ingresso de presos na unidade. Além disso, determinou que “os presos condenados que, eventualmente, estejam lotados na CPPL II sejam transferidos para estabelecimento prisional adequado para os regimes fechado e semiaberto”.
A Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus) informa que ainda não foi notificada da decisão do juiz corregedor de presídios, que interdita a CPPL II. “Assim que receber a decisão judicial, cabe à Sejus somente o cumprimento da determinação”, informou a Instituição. (com informações do DN)

Cadeia de Camocim

Segundo nos informou o agente penitenciário Kelyton Lima, administrador da cadeia, a capacidade da unidade de Camocim é de cerca de 65 detentos, no entanto atualmente existe cerca de 180 internos somente no regime fechado naquela unidade, um excedente de quase 200%.
Na cadeia de Camocim apenas um agente penitenciário plantonista é responsável pelo atendimento destes quase 180 detentos. Um absurdo! Aqui também têm muitos problemas na unidade (superlotação, más condições de acomodação dos internos e deficiência na segurança - apenas dois policias - que potencializariam riscos de rebelião e fuga).
Vale ressaltar que a cadeia pública de Camocim está localizada em pleno centro da cidade, em frente a um banco federal, ao lado do fórum, há 50 metros da prefeitura e da câmara dos vereadores e envolto a inúmeras lojas.

Camocim Polícia 24h

EM MEIO AO CAOS NO SISTEMA PENAL, SECRETARIA DE JUSTIÇA VAI BANCAR JOGO DE XADREZ NOS PRESÍDIOS AO CUSTO DE R$ 60 MIL


Em meio a um cenário de fugas, rebeliões e o domínio de facções criminosas no Sistema Penal cearense, a Secretaria da Justiça e da Cidadania (Sejus), responsável por administrar as unidades prisionais do Estado, resolveu gastar dinheiro com o divertimento dos detentos, numa clara demonstração de gasto inútil com o dinheiro público. Firmou convênio no valor de R$ 60 mil para os presidiários aprenderem a jogar xadrez.
A denúncia está confirmada através do Diário Oficial do Estado (DOE), que publicou em sua mais recente edição o processo de número 8089294/2016, assinado pelo secretário-adjunto da Pasta, Sandro Camilo Carvalho, em que o órgão firma contrato com a Federação Brasileira de Xadrez. A entidade esportiva receberá R$ 60 mil, sem licitação, para oferecer jogos de xadrez aos internos dos presídios.
Na justificativa para tal feito, a Sejus alega que o contrato, “visa sensibilizar os apenados dos benefícios em jogar xadrez fazendo uma reflexão sobre o que podemos absorver na prática do jogo de xadrez, promovendo a resignação de valores éticos e morais”. E mais: “reunir condições para o desenvolvimento de habilidades intelectuais e psicológicas através do xadrez”.
Enquanto o dinheiro público é desperdiçado pela Sejus, o Governo do Estado ainda não conseguiu por em prática a recém-aprovada lei estadual que determina o bloqueio do sinal de celular nos presídios. A situação caótica dos presídios tem levado a constantes fugas, rebeliões, assassinatos e depredações, além da ação contínua das facções criminosas que determinam assassinatos e comandam o tráfico de drogas de dentro das cadeias cearenses.

Por Fernando Ribeiro

EM CAMOCIM, POLÍCIA MILITAR PRENDE HOMEM ARMADO COM FOICE E FACA NO CENTRO DA CIDADE

Um homem de 28 anos identificado como Paulo Roberto da Conceição foi preso por policiais da FTM após ser flagrado armado com uma foice e uma faca. Era por volta das 10h00 desta quarta-feira, 27, quando populares ligaram informando que um indivíduo em atitudes suspeitas estava armado com uma foice e uma faca trepado em cima de uma árvore em um quintal localizado da Rua Santos Dumont, Centro, próximo ao Cred IV.
Os policiais foram acionados e quando chegaram ao local foram informados que o indivíduo já havia fugido. Os pm’s passaram a diligenciar pelas redondezas e conseguiram captura-lo já na Rua 24 de Maio, próximo ao Ceja. Com ele os pm’s encontraram as arma e então deram voz de prisão e o conduziram para a DPC onde o caso foi apresentado ao delegado plantonista que o enquadrou por crime de porte de arma branca, artigo 19 da LCP.

Efetuaram a prisão: Sds Edirlessandro, Sds Gleison Pereira, Wilker e M. Xavier

Camocim Polícia 24h

ESTRESSE, TABU E HIERARQUIA: POR QUE OS POLICIAIS PRATICAM TANTOS SUICÍDIOS?


Infelizmente tivemos mais um caso de suicídio, envolvendo um policial militar aqui no Ceará, o texto abaixo destrincha o que vem ocorrendo no Rio de Janeiro e  que pode ser aplicado aqui no estado, assim como em outros locais do país.
Além do risco de morrer em combate, policiais também têm uma chance maior de se suicidar. Longas jornadas de trabalho, afastamento da família, desvalorização profissional e falta de acompanhamento psicológico contribuem para que isso ocorra.
Lançado no final de março, o livro “Por que Policiais se Matam?”, do Grupo de Estudo e Pesquisa em Suicídio e Prevenção (Gepesp) da Universidade Estadual do Rio de Janeiro em parceria com a PM fluminense, aponta que policiais militares do Rio de Janeiro tiveram em 2009 uma chance 6,6 vezes maior de cometer suicídio do que a média da população do Estado. O problema se repete em outras polícias do país, mas é um tabu. E a falta de notificação dos casos sugere que é ainda mais grave, aponta o trabalho.
Realizado a partir de parceria entre cinco psicólogas da Polícia Militar e pesquisadores da Uerj de diferentes áreas, o trabalho afirma que 10% dos 224 policiais militares entrevistados pelo estudo tentaram suicídio, e 22% pensaram em fazê-lo. “Apesar da gravidade do problema, o suicídio entre policiais não tem recebido a devida atenção do poder público nem das organizações policiais internacionais e nacionais”, diz o livro.
58 Policiais militares se suicidaram no Estado do Rio de Janeiro entre 1995 e 2009, segundo dados da Polícia Militar.
55 Desses suicídios ocorreram nos dias de folga. Segundo o estudo do Gepesp com a Polícia Militar, é provável que haja subnotificação de casos.

26 de abril de 2016

GRANJA-CE: PM'S DO BATALHÃO DE DIVISAS APREENDE A 11ª MOTO ROUBADA E PRENDE DOIS POR RECEPTAÇÃO.


Já é uma realidade o excelente trabalho desempenhado pelos militares do Batalhão de Divisas na área de Granja, Chaval e Barroquinha. O policiamento trabalha com intensa abordagem no intuito de apreender drogas, armas e veículos roubados ou furtados.
Já durante o final da tarde de domingo, 24, os pm’s apreenderam a 11ª motocicleta com queixa de roubo em sua área de atuação. Os policiais saturavam pelo distrito de Adrianópoles, zona rural de Granja, quando resolveram abordar algumas pessoas dentro de um bar. Todos foram revistados e então os pm’s resolveram consultar a situação dos veículos que ali estavam, sendo que ao consultar uma moto Honda CG 125 Fan KS - preta, placa OCF - 4915, ano e modelo: 2011/2011, descobriu-se que a moto tinha queixa de roubo.
Indagado sobre a situação, o proprietário da moto, o Sr. Carlos dos Santos Taveira , disse que havia comprado de um amigo, o Sr. Francisco das Chagas Alves Santos.
Diante dos fatos, os dois homens foram conduzidos para a DPC  de Camocim onde o caso foi apresentado ao Dr. Márcio Luiz que resolveu enquadrá-los em crime de receptação, sendo liberados em seguida.

Efetuaram as prisões: Sgt Flávio, Sds Henrique, Carlos Eli e Igor
Camocim Polícia 24h

ACREDITE! POLÍCIA PRENDE HOMEM COM FUZIL DE GUERRA QUE TERIA SIDO COMPRADO NA FEIRA DA PARAMGABA.


O suspeito disse que tinha a arma de guerra em casa, para se proteger e proteger a família

Um estoquista de uma empresa de cosmético foi preso, na noite da última segunda-feira (26), durante uma operação da Delegacia de Capturas e Polinter (Decap), com um fuzil AK-47. A arma calibre 762, estava escondida na residência do suspeito, no bairro Parque São José. Segundo o delegado Gustavo Pernambuco, titular da Decap, ele disse que tinha a arma de guerra para se proteger e proteger a família.
Segundo Pernambuco, uma denúncia anônima deu conta que uma pessoa com mandado de prisão em aberto estava com o fuzil e os policiais foram checar. “Ele não tinha mandado em aberto, mas a arma estava lá”, afirmou o delegado. Luiz Roberto da Conceição Batista Filho confessa ter comprado o fuzil, de origem americana, na Feira da Parangaba, por R$ 800. Além do fuzil, foram encontrados no local mais de 30 projéteis. Luiz Filho, que não tinha passagens anteriores pela Polícia, foi autuado por receptação e porte ilegal de arma de fogo.

  “Essa história da Feira da Parangaba é recorrente já. É como se fosse o jeito deles de se livrar, de não incriminar outras pessoas. Ainda estamos investigando se ele realmente comprou a arma lá e como realmente ela era usada. Não descartamos a possibilidade de que ele alugasse o fuzil para a prática de crimes”, afirmou.

O delegado declarou que o suspeito alega não fazer parte de nenhuma organização criminosa, mas isto também está sendo apurado. “Muitas coisas ainda estão sendo vistas, inclusive a procedência da arma que ele diz ter comprado por R$ 800 e custa cerca de R$ 50 mil, mesmo no mercado negro”, explicou Pernambuco.    

Fonte: DN

SISTEMA PENITENCIÁRIO CEARENSE VIVE MOMENTO DE CAOS, VIOLÊNCIA E TOTAL DESCONTROLE ESTATAL


Com uma população carcerária que já beira os 25 mil detentos, o Sistema Penitenciário do Ceará vive dias de caos. Assassinatos, fugas, rebeliões, depredações e o domínio de facções criminosas  transformaram as unidades carcerárias cearenses em verdadeiras  fábricas do crime. O Estado vem, dia a dia, perdendo o controle sobre o sistema.
A realidade dentro das Casas de Privação Provisória da Liberdade, as chamadas CPPLs  é de total desmando e descontrole. Em algumas delas, sequer há diretor e há muito tempo os agentes penitenciários sequer têm acesso às “ruas” onde estão dispostas as celas. Ali quem manda são os próprios presos. São eles quem “organizam” o horário de sair e de se recolher às celas. Eles mesmos fazem a “tranca” (fechamento os xadrezes).
No mais recente episódio de violência, pelo menos, 30 internos do recém-inaugurado  Centro de Triagem Criminológica, em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza,  conseguiram escapar de forma mirabolante por um túnel só descoberto horas após a fuga em massa.
Já na Casa de Privação Provisória da Liberdade Agente Luciano Andrade Lima, a CPPL 1, em Itaitinga, também na RMF, os internos quebraram as grades de todas as celas e, para mostrar sua ousadia e indiferença com a disciplina da unidade, filmaram com as câmeras de seus celulares  toda a depredação  e postaram nas redes sociais.  O fato ocorreu na madrugada desta segunda-feira (25).
Já na noite de ontem, o palco da desordem foi a Cadeia Pública da cidade de Limoeiro do Norte, na região do Vale do Jaguaribe (a 203Km da Capital), onde nove presos conseguiram escapar facilmente, já que a vigilância ali é precária, como de resto nas demais unidades do Sistema Penitenciário no Interior.

Facções e superlotação

Dominado por quatro facções criminosas - PCC (Primeiro Comando da Capital), CV (Comando Vermelho), FDN (Família do Norte) e GDE (Guardiões do Estado) – o Sistema Penitenciário do Ceará tem servido de palco para constantes assassinatos e outros episódios de violência. No ano passado, foram 13 assassinatos nas cadeias cearenses. Agora, em 2016, em apenas quatro meses incompletos, já são 19 execuções sumárias.
E de dentro dos presídios também é partem as ordem para  a prática de execuções sumárias, chacinas, golpes, seqüestros relâmpagos e virtuais , “saidinhas bancárias”,  ataques a bancos com explosões das agências e também os  atentados contra a Segurança Pública em represália à recém-aprovada lei estadual do bloqueio de celulares nas cadeias.
Um dos principais fatores desta situação caótica é o “inchaço” do Sistema. Praticamente todas as 136 cadeias públicas, cinco CPPLs  e três  penitenciárias apresentam um quadro de superlotação, à exemplo do que ocorre nas carceragens das delegacias de Polícia Civil e nos Centros Educacionais destinados ao recolhimento de adolescentes infratores.  Há unidades que estão com lotação quase o triplo de sua capacidade.

Fonte: Fernando Ribeiro

SEM CONTROLE! MAIS NOVE DETENTOS FOGEM DE PRESÍDIO. DESTA VEZ FOI EM EM LIMOEIRO DO NORTE

Polícia afirma que nove presidiários conseguiram escapar da unidade. Esta é a segunda fuga em unidades prisionais do Ceará em 24 horas.

Nove presos fugiram da Cadeia Pública de Limoeiro do Norte, no interior do Ceará, na noite desta segunda-feira (25), na segunda fuga registrada em unidades prisionais cearenses nas últimas 24 horas.
De acordo com o 1º Batalhão da Polícia Militar (BPM), os prisioneiros quebraram os cadeados das celas utilizando um alicate e conseguiram escapar. A fuga só foi detectada minutos depois pelos agentes que estavam de plantão na unidade prisional.
Os fugitivos foram identificados como: Ilderlândio Silva de Melo, conhecido como "Alemão"; Daniel Paulo dos Santos Martins; Ronildo da Costa; Carlos Marcos de Matos, conhecido como "Gago"; Francisco Fábio Nobre Balbino; Francisco Denilson Lima da Silva; Daniel Sousa de Almeida; José Rogério Moreira Colares Júnior, conhecido como "Vaqueiro"; e Italo Alves Marciel.
Equipes do Comando Tático Rural da Polícia Militar saíram em buscas pela região na tentativa de localizar os fugitivos, mas, até a publicação desta matéria, nenhum dos homens haviam sido recapturados.

Uma outra fuga foi registrada durante a madrugada no Centro de Triagem e Observação Criminológica, em Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza. Conforme a Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado (Sejus), 30 internos fugiram da unidade prisional por um túnel, mas 12 deles foram logo recapturados.

Fonte: G1Ce

EQUIPE ASKAE KARATE DE CAMOCIM VOLTA DA COPA DE IPU COM 100% DE APROVEITAMENTO.


A Equipe ASKAE de Camocim voltou com 100% de aproveitamento no quadro de medalhas disputadas da Copa Ipu de Karate, evento que aconteceu no último dia 23 de abril. Além da conquista das medalhas, os quatro atletas da academia se classificaram para o Campeonato Cearense de Karate que será disputado no fim do ano de 2016. Confira o quadro de medalhas :
  • Olavo Gabriel - Vice-Campeão (Kata e Kumite)
  • Emanuel Wallas - Vice-Campeão (Kumite)
  • José Ferreira - 3 Colocado (Kata e Kumite)
  • Mateus Ferreira- 3 Colocado (kumite)
Kata: luta imaginária. apresentação individual .
Kumite: Luta com o intuito de pontuação.

Esses foram nossos feras na 1ª competição da temporada 2016. Próximo desafio será no dia 21 de maio, ocasião em ocorrerá a Copa Itapipoca de Karate.
O responsável pela Academia, o Sensei Emanuel Wallas, Faixa Preta 1º Dan, agradece ao Sensei e diretor técnico Dário Gama por acreditar no trabalho feito com a equipe fera em Camocim.

Para disputar a I Copa Ipu de Karate, a Academia ASKAE contou com o apoio dos seguintes colaboradores:
NETO IMPORTS - ACADEMIA VIPS - PAPELARIA ALBUQUERQUE - ESCOLA CHAPEUZINHO VERMELHO - MARCOS COELHO ADVOCACIA - BLOG CAMOCIM POLICIA 24 HORAS - FAGNER FERNANDES - RILDO VERAS ADVOCACIA
Só lembrando que os treinos da Equipe ASKAE são realizados na Escola Chapeuzinho Vermelho. Rua Santos Dumont, 320, próximo a 4ª Crede. Estaremos com uma nova turma no dia 09 de Maio para crianças de 04 a 12 anos. Mais informações com o Sensei Emanuel Wallas, Faixa Preta 1º Dan.

Camocim Polícia 24h

CAUCAIA-CE: APÓS REBELIÃO, TRINTA PRESOS FOGEM DE PRESÍDIO. POLÍCIA RECAPTURA 12

A Secretaria de Justiça afirma que 12 foram recapturados. Outros 18, a maioria acusada de roubo, estão nas ruas

Trinta presos fugiram das dependências do Centro de Triagem e Observação Criminológica da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus). O Centro está situado no mesmo prédio da Unidade Prisional Desembargador Francisco Adalberto de Oliveira Barros Leal, antiga CPPL do 'Carrapicho'. A fuga aconteceu dez dias depois de rebeliões simultâneas em três presídios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
Duas dessas unidades rebeladas abrigam detentos de alta periculosidade, inclusive integrantes de facções criminosas como Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV). Os motins resultaram em celas danificadas, grades arrancadas e todos os presos "soltos" nas galerias.
Segundo a Sejus, dezoito fugitivos ainda não foram localizados e 12 foram recapturados. Essa foi uma das maiores fugas já registradas na história do Sistema Penitenciário cearense.
O plano criminoso foi posto em ação durante a madrugada, por volta das 3 horas. Os presos, a maioria encarcerados por assalto, furto e três deles por homicídio, cavaram um túnel de cerca de cinco metros de comprimento e conseguiram acessar a área externa à muralha. O túnel estava localizado na Rua C do Pavilhão 2. Doze internos foram recapturados no decorrer do dia. Na manhã de ontem, homens do Grupo de Apoio Penitenciário (GAP) e do BPChoque fizeram a recontagem dos presos.