23 de abril de 2015

SISTEMA PRISIONAL DO CEARÁ TERÁ MAIS 1.288 VAGAS ATÉ SETEMBRO

Segundo secretário da Justiça, CPPL V terá capacidade para 1.016 internos e a unidade que será localizada em Juazeiro do Norte terá 272 vagas.

O sistema prisional do Ceará receberá até setembro deste ano mais 1.288 vagas. De acordo com o secretário da Justiça, Hélio Leitão, a  Casa de Privação Provisória de Liberdade V (CCPL V) e um equipamento em Juazeiro do Norte devem reduzir o excedente prisional do Estado. 
Hélio Leitão comentou sobre a entrega dos novos equipamentos ao Estado antes de embarcar para Minas Gerais, onde vai acompanhar uma experiência prisional desenvolvida na cidade de Itaúna. Segundo o gestor, a CPPL V terá capacidade para 1.016 internos e a unidade que será localizada em Juazeiro do Norte terá 272 vagas.

Em relação a viagem para Itaúna, o secretário explica que vai conhecer o projeto desenvolvido pela Associação de Proteção e Assistência ao Condenado (Apac), o qual é uma política de humanização do sistema prisional. “ Essa experiência tem demonstrado baixíssimo índice de reincidência, é vitoriosa. Nós estamos indo conhecer essa experiência de perto, para tentar reproduzir aqui no âmbito do nosso Estado”, conta.

Segundo Leitão, os presos precisam ter um perfil próprio e um processo seletivo pode ser feito. “Os presos tem que ter um perfil próprio para essa experiência, vamos fazer esse processo seletivo. A ideia seria usarmos em uma nova unidade que vamos receber agora, o equipamento tem capacidade para 130 pessoas. Vamos fazer um projeto piloto para lanças as bases dessa nova experiência”, explica.

As informações são do colunista José Maria Melo

Nenhum comentário: