22 de novembro de 2014

SECRETÁRIOS DISCUTEM AÇÕES PARA REDUZIR VIOLÊNCIA.

Representantes da Pasta da Segurança Pública de 14 Estados brasileiros se reuniram, na manhã de ontem, para debater medidas que podem ser tomadas, no sentido de reduzir os índices de violência. A secretária Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça, Regina Miki, compareceu ao evento e disse que é preciso que exista uma integração das forças que atuam no setor para o enfrentamento do crime organizado.
Regina Miki disse que a cobrança é muito alta e algumas mudanças precisam ocorrer para que a sociedade se sinta atendida. "A integração das Polícias é difícil porque vai de encontro a muitas vaidades políticas, corporativistas e até pessoais, mas eu acho que é um tema que vale a pena ser debatido".

A secretária Nacional lembrou que a presidente Dilma Roussef é favorável a uma mudança na Constituição Federal para que o Governo Federal concorra com a divisão das responsabilidades da Segurança Público com os Estados. "Não sei se a solução seria a desmilitarização, a unificação das Polícias, ou outra alternativa. Nos sentimos reativos e impotentes quando não conseguimos dar a resposta que o povo brasileiro precisa", afirmou Regina Miki.

Os secretários que compõem o Colégio Nacional de Segurança Pública (Consesp) conversaram e relataram as experiências dos projetos que implantaram. O secretário da Segurança do Ceará, delegado federal Servilho Paiva, disse que a realização do evento é muito importante. "O que for dito por este colegiado deve ser ouvido pelos governantes. A questão da maioridade penal, por exemplo é um tema que deve ser debatido, sem preconceito", disse Paiva.

O secretário de segurança do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, disse que o problema da violência tem muito a ver com a falta de assistência social e as desigualdades em diversos setores. "Nós não podemos responder por todas as questões de Segurança Pública. O que vemos hoje é somente a Polícia à frente deste processo, mas diferenças sociais e econômicas são, sem dúvida, os grandes motivos da violência que vivenciamos no País", afirmou.

O presidente do Consesp e secretário de Segurança do Mato Grosso, Alexandre Bustamante dos Santos, disse que é preciso aumentar a sensação de segurança da sociedade, para isto é necessário diagnosticar as causas da violência, para depois combatê-las.

Transição

O governador em exercício do Ceará, Zezinho Albuquerque e o governador eleito, Camilo Santana, participaram do encontro. O sucessor de Cid Gomes disse que está fazendo a transição da Pasta da Segurança Pública.
"Vamos discutir junto com outras instituições as soluções para esta área. Vou criar um grupo de trabalho, presidido por mim, que tem estudiosos de diversos setores, para diminuir a violência", afirmou Santana.

Fonte: DN

Nenhum comentário: