22 de abril de 2012

RONDA DO QUARTEIRÃO TEM TREINAMENTO ESPECIAL PARA A COPA DO MUNDO.

Policiais estão sendo preparados por oficiais do BpChoque para agir de forma eficiente nas operações de rua
Trinta policiais do Batalhão de Policiamento Comunitário (BpCom/Ronda do Quarteirão) estão sendo treinados pelo Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque). Esta é a primeira turma de um total de 300 militares que serão submetidos a estágio de patrulhamento urbano visando a Copa das Confederações que ocorrerá em 2013 e a Copa do Mundo de Futebol, em 2014.

Segundo o comandante do Ronda, coronel PM John Roosevelt Alencar, os policiais passarão pela capacitação sem perder o caráter de Polícia comunitária que norteia as ações do Batalhão. "O policial melhor preparado nas abordagens traz mais segurança para ele e para a população", afirmou.

Disciplinas
A carga horária do curso é de 35 horas, em quatro dias. Durante o treinamento, os PMs participam de aulas de treinamento físico-militar; noções de gerenciamento de crise; armamento (desmontagem e montagem); abordagem policial a veículos e edificações, tiro policial defensivo; manuseio de agentes químicos; Sobrevivência Policial; e medidas preventivas em ocorrências com explosivos.

Conforme o oficial, o curso foi concebido após determinação do comandante-geral da PM, coronel Werisleik Matias. "Com essa capacitação, teremos um policial mais preparado para coibir o uso e o tráfico de drogas, assim como o porte de armas. Esses dois crimes estão diretamente ligados aos homicídios", afirmou Alencar.

A Reportagem acompanhou parte do treinamento dos militares do Ronda do Quarteirão, em uma parceria inédita entre o BpCom e BPChoque. De acordo com um dos instrutores do curso, tenente PM Paulo Cézar, as aulas de abordagens têm o objetivo principal de aprimorar a técnica policial no atendimento à ocorrência como primeiro interventor envolvendo crises e proporcionar um serviço mais eficiente à sociedade cearense.

Treinamento
"Polícia militar! condutor da Hilux prata, pare o carro na faixa da direita!". Depois dessa advertência, os PMs que compõem uma patrulha do Ronda realizam a abordagem ao veículo suspeito em busca de armas e drogas. Sob orientação dos militares do BpChoque, os soldados do Ronda aprimoram as técnicas de aproximação, condução e abordagem a automóveis em situação suspeita.

"Na hora que as equipes estão fazendo a abordagem, elas utilizam uma linguagem clara, concisa para que todos entendam e não gere maus entendidos. Ao término da ação, ocorrem as prisões ou os agradecimentos da Polícia e a consequente liberação dos envolvidos", ressaltou Paulo Cézar. De acordo com o oficial, o BpChoque está "totalmente empregado" na missão de qualificar o efetivo do Ronda.


Clique para Ampliar
As abordagens a veículos suspeitos são momentos de alto risco nas ações de rua
 
 
Clique para Ampliar
Técnicas de imobilização e defesa pessoal também fazem parte do treinamento que os homens do Ronda estão recebendo de oficiais do Batalhão de Choque
 
 
Clique para Ampliar
Em ações de buscas a suspeitos em ruas, avenidas e mesmo em favelas da Capital, os militares também passam por situação de risco diante de possível reação

Fonte: DN
CAMOCIM POLÍCIA 24hs

Nenhum comentário: